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Gerenciamento de Riscos

O gerenciamento de riscos tornou-se uma ação fundamental no dia a dia das pessoas e organizações, em todas as atividades, de todos os segmentos. No mercado de seguros, então, esta prática é a base e a razão de atuação das corretoras. Podemos dizer que gerenciar riscos é identificar e conhecer os riscos, promover ações que visem sua eliminação ou redução e, por fim, transferir para as seguradoras aqueles que não puderem ser eliminados.

Todos os dias, mesmo sem perceber, em nosso inconsciente, cada um de nós gerencia riscos o tempo todo. Ao optarmos por caminhar alguns metros a mais para atravessar a rua na faixa de pedestres ou até quando escolhemos trafegar em uma rua mais movimentada, estamos gerenciando o nível do risco a que estamos expostos, no caso, minimizando a chance de sermos atropelados ou assaltados.

Assim, as corretoras de seguros têm por objetivo gerenciar os riscos que não podem ser administrados no cotidiano. Dessa forma, a Almeida & Farias Gerência de Riscos e Seguros proporciona uma avaliação dos possíveis riscos de cada segurado, com o intuito de lhes proporcionar tranquilidade e segurança.

Deveres e obrigações

I – Orientar e assessorar os seus clientes, de forma transparente, para a adequada proteção e cobertura dos seus riscos pessoais e patrimoniais, formulando suas propostas, baseando-se no estudo dos riscos, dentro das normas técnicas, informando-lhes riscos excluídos e prestando-lhes todos os esclarecimentos necessários, obtendo resultado útil na intermediação;

II – Representar o cliente junto às sociedades seguradoras e resseguradoras, sociedades de capitalização, entidades abertas de previdência complementar e operadoras de planos de saúde, na defesa intransigente de seus interesses;

III – Fornecer às seguradoras registradas na SUSEP, as informações precisas e verdadeiras, para que a avaliação, tarifação e aceitação dos riscos se realizem adequadamente;

IV – Colaborar com as seguradoras registradas na SUSEP, em caso de ocorrência de sinistros, objetivando uma rápida tramitação do processo de regulação, da justa indenização, prestando, sempre a assistência adequada aos segurados e beneficiários;

V – Agir sempre com dignidade e lealdade, não fornecendo informações enganosas ou improcedentes sobre as suas condições profissionais e, em nenhuma hipótese, conceder aos seus clientes, vantagens diretas ou indiretas, que contrariem a legislação;

VI – Colaborar com os órgãos regulador e fiscalizador para melhor ordenação, normatização e fiscalização do mercado de seguros;

VII – Zelar pela proteção dos interesses dos corretores, das corretoras e dos consumidores;

VIII – Guardar absoluto sigilo em razão do exercício profissional, ressalvados os casos previstos em lei ou quando solicitado por autoridades competentes;

IX – Declarar os impedimentos legais porventura existentes ou supervenientes para o exercício da profissão, não a exercendo quando impedido e nem facilitando por qualquer meio, o seu exercício aos não habilitados ou impedidos;

X – Ser solidário com os movimentos de defesa da dignidade profissional e zelar pelo exercício ético, profissional e seu aprimoramento técnico;

XI – Repassar às seguradoras registradas na SUSEP os valores que, eventualmente, lhe forem confiados referentes aos prêmios de seguros, e prestar contas aos seus clientes com documentos comprobatórios por elas emitidos;

XII – Exercer a profissão com probidade, não cometer atos contrários às disposições deste Código e não praticar atos definidos como infrações;

XIII – Agir de boa fé, não alterar nem deturpar o teor de documentos e não fornecer informações que não sejam verdadeiras;

XIV – Abster-se de dar pareceres ou emitir opiniões, sem estar suficientemente informado, autorizado e devidamente documentado.



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